Criptoetimologia (72): Tônico

Concorrente do Intrakol (produzido pelos Laboratórios asteur da Bahia), da Maravilha Curativa Humphreys, do Elixir Paregórico e do Vinho Fortificante Adams, entre outras panaceias do século retrasado, a Fórmula de Bonnet pode ter sido esquecida mas deixou sua marca.

Uma das formas encontradas pelo seu criador, o farmacêutico André de Bonnet, para diferenciar o produto da concorrência foi uma embalagem diferente. Uma miniatura de tonel, em cujo rótulo se via a representação de um atlas carregando um barril gigantesco. Sob a ilustração, o slogan: “A força de um tonel… num tonico“. Sim, nessa época os farmacêuticos se consideravam ótimos publicitários.

“Tonico”, portanto, era um diminutivo de tonel. Vendo o produto anunciado nas gazetas e exposto nas vitrines das pharmacias, a freguesia ignorava o nome oficial do produto e de seu criador, pedindo simplesmente um Tonico. E os farmacêuticos, por sua vez, para evitar confusões (já que invariavelmente havia na loja algum funcionário de nome Antônio, alcunhado Tonico), passaram a corrigir a freguesia: “Não é tonico, é tônico“. Outros concorrentes (dos quais o mais famoso sem dúvida foi Cândido Fontoura) gostaram da palavra e passaram a usá-la em seus próprios produtos, especialmente depois da morte de Bonnet, em 1893.

Anúncios

2 Respostas para “Criptoetimologia (72): Tônico

  1. O Ministério da Saúde Adverte: Não existem evidências científicas comprovadas de que estes alimentos previnam, tratem ou curem doenças. Nossos produtos não se destinam a cura, diagnóstico, tratamento ou prevenção de qualquer doença.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s