Dramatis Personæ (143): Vladislau

Aos 17 anos, quando seu pai morreu no campo de batalha, foi coroado como Vladislau III da Ergônia. Apenas dois anos depois, vingou a morte do pai, derrotando os inimigos da família e assumindo o trono da Vulnávia como Vladislau VI.

A espada ainda estava manchada de sangue quando uma doença fulminante levou seu tio, o duque da Batráquia, que não deixou herdeiro. Sua simples presença foi intimidadora o suficiente para afugentar quaisquer outros pretendentes. Assim, tomou posse do ducado como Vladislau II.

Pouco depois, o imperador, admirado com seus feitos na defesa das fronteiras contra os invasores, recompensou-o com o principado da Colbérnia, que lhe deu o título de Príncipe Vladislau XIII.

A essa altura, portanto, já era Vladislau II, III, VI e XIII (em ordem numérica crescente, não cronológica). Mesmo com tanto poder em suas mãos, sentia-se frustrado por não ser o primeiro em nada. Pensou em unificar todos os territórios sob uma única bandeira, tornando-se fundador de um reino. Mas a descontinuidade geográfica geraria dificuldades, sem contar o alto custo político de um gesto que poderia ser considerado como ameaça ao imperador. Ouviu falar então de uma ilha distante, desabitada e inclamada.

Organizou uma expedição. A ilha e a primazia seriam suas.

Um dia antes de chegar à ilha, porém, e já avistando seus contornos no horizonte, seu coração falhou, vítima da emoção da conquista ou daquela fraqueza de família que já matara seu tio. Seus homens levaram o corpo à terra que, como descobriram, não era de todo deserta. Havia ali um mosteiro, fundado coisa de um ou dois séculos antes.

Os monges sepultaram o príncipe. Foi o quarto Vladislau a ser enterrado no cemitério da ilha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s