Folhinha (27): Ungeziefertag

Joyceanos perambulam pelas ruas de Dublin no Bloomsday. Nerds preparam-se para atravessar as galáxias no Dia da Toalha. Leitores de poesia reciatm versos de Drummond no Dia D¹. Mas nenhum feriado literário se assemelha ao Ungeziefertag, conhecido popularmente pela tradução (errônea) Dia da Barata. O dia em que Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos e encontrou-se em sua cama metamorfoseado num monstruoso inseto.

Embora a vontade de celebrar a obra de Kafka fosse antiga, não havia no texto de A Metamorfose qualquer referência à data em que ocorreu a transformação. O céu estava cinzento, o que permitia especular que se tratava de um dia de outono. Recentemente, a descoberta de uma carta do escritor para seu amigo e editor Max Brod, datada de 10 de novembro de 1914, relatando de maneira angustiada o início da redação de uma novela, autorizou a instituição do Dia da Barata. Inicialmente, a comemoração se dava apenas em Praga, mas já se espalha por todo o mundo.

Nos últimos anos, todo dia 10 de novembro os leitores de Kafka andam com antenas em suas cabeças. Alguns se empolgam e criam fantasias completas de insetos, aproveitando a liberdade advinda da falta de uma descrição detalhada no texto para dar asas (e outros apêndices entomológicos) à imaginação. No fim do dia, reúnem-se em bares para comer queijos (quanto mais podres, melhor) e pedir copos de leite adoçado que depois rejeitam com cara de asco.

Atualização: Este ano, devido à publicação de Meowmorphosis, surgiram dissidentes na comemoração. Além de usar orelhinhas, rabos e fantasias de gatos, eles — horror! sacrilégio! — bebem o leite. Temem-se confrontos entre os dois grupos.


¹ Respectivamente: 16 de junho, 25 de maio e 31 de outubro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s