Postais do Exílio (77): Universidade Honorífica de Marsifala

A casa, uma construção do século XVII, abriga o menor campus universitário do mundo. Na sua única sala não acontecem cursos, nem se realiza pesquisa. A Universidade Honorífica de Marsifala confere apenas títulos simbólicos, especialmente os de Doutor honoris causa.

A galeria de homenageados é extensa, já que, não estando limitada a áreas específicas, a Universidade confere títulos em qualquer área: do futebol à filosofia, da filatelia à arte de chutar tampinhas.

Recentemente, as possibilidades se ampliaram ainda mais, quando o Conselho aprovou a diplomação de doutores in memoriam. A medida permitiu que Homero, Maquiavel e Zumbi dos Palmares fossem agraciados.

(A indicação de Homero foi controversa, considerando-se as dúvidas dos historiadores sobre sua existência real, e abriu o debate sobre a conveniência ou não de se homenagear também personagens fictícios.)

A Universidade confere também diplomas de graduação honoris causa, oferecidos a qualquer pessoa com notória curiosidade sobre um tema qualquer. Eu mesmo já me diplomei em Arte Sequencial, da última vez que estive em Marsifala. Na próxima visita, pretendo incluir um bacharelado em Criptoarqueologia.

Anúncios

2 Respostas para “Postais do Exílio (77): Universidade Honorífica de Marsifala

  1. Amigo meu me falou de certa viagem em que ele esbarrou em tal sala acadêmica. Disse-me que o reitor adoraria testar seus conhecimentos. Ele recomendou este blog. Achei precipitado, depois relevei: aqui não é uma escola.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s