Era uma vez (5): O vaqueiro e o Diabo

No tempo em que Dão Pedro era imperador, havia um vaqueiro que certa vez estava tangendo uma boiada de um canto a outro do sertão. Pois atravessava ele a vau de um rio quando um dos bois se desencaminhou e caiu num atoleiro. Por mais que ele tentasse e empurrasse e puxasse e cutucasse a rês, ela não saía de lá.

O vaqueiro não encontrou jeito e teve que deixar o boi para trás. Então disse:

– Ô, diabo! O que é que eu vou dizer pro meu patrão?

Uma voz que vinha do fundo da terra respondeu:

– Diga que eu livro o boi se me pagar bem.

Mas o boiadeiro, assustado, fez o pelo-sinal e seguiu viagem.

Naquela noite, veio uma onça roubar uma vaca. O vaqueiro, quando viu, armou a espingarda reiúna e atirou. Não acertou a fera, mas assustou. De qualquer jeito, era tarde: a vaca já estava prostrada no chão, ferida de morte pelos dentes da pintada.

– Ô, diabo! O que é que eu vou dizer pro meu patrão? – queixou-se outra vez. E outra vez a resposta veio de debaixo do chão:

– Diga que eu trago de volta a vaca se me pagar bem.

Mas o vaqueiro não deu trela.

No dia seguinte, já faltando pouco para chegar na fazenda, veio o pior. Um boi pisou em falso na beira de um barranco e despencou lá de cima; o que vinha atrás se assustou e debandou a correr, e até o vaqueiro amansar de novo os bichos, já se haviam perdido mais oito que caíram da ribanceira e se quebraram nos pedregulhos lá de baixo.

– Ô, diabo! E agora, o que é que eu vou dizer pro meu patrão? – desesperou-se. Apareceu então uma nuvem preta e do meio dela saiu o Diabo, vestido de grande senhor mas com os pés de cabra aparecendo pra fora das calças. E respondeu:

– Não diga nada que não precisa. Eu trago a boiada toda de volta, se você me der em troca o primeiro vivente que lhe saudar quando você entrar em casa.

E na semana que vem vamos saber se o vaqueiro aceitou.

Uma resposta para “Era uma vez (5): O vaqueiro e o Diabo

  1. Pingback: Era uma vez (5a): O vaqueiro e o Diabo « Almanaque

Deixe um comentário

