Meninos, eu li (9)

Quase nada em fevereiro, mas a ideia é manter o registro sempre. Então vamos começar pelo único livro que eu terminei de ler neste mês, Akhenaton: a história do homem contada por um gato, “traduzida do siamês” por Gérard Vincent (São Paulo: Siciliano, 1995). O gato narrador tenta passear filosoficamente pela história da Humanidade, mas fica muito aquém da proposta. Depois de umas dez ou doze páginas, a misantropia e o pessimismo do autor perdem a graça e ficam monótonos. Resta apenas uma demonstração de conhecimento enciclopédico, às vezes resvalando para o simples name-dropping (respaldado pelo índice de referências no fim do volume, para o caso de o leitor não identificá-las). Fica melhor quando Akhenaton conta suas próprias aventuras ou as de seu dono, mesmo assim não tão interessantes.
Normal. Franceses são pretensiosos mesmo. Enki Bilal, por exemplo, mesmo tendo nascido na Sérvia. O tom de A mulher enigma (São Paulo: Martins Fontes, 1989) é mais ou menos esse. Promete muito, mas não chega lá. Ainda assim, tem seus méritos: consegue escapar da verborragia, prende pelo mistério. Talvez funcionasse melhor se eu tivesse lido antes o primeiro volume da série, Os Imortais. De resto, é sempre divertido ver como se imaginava o futuro no passado (e um passado nem tão remoto, nesse caso).
Já Bill Willingham tem feito um bom trabalho em Fábulas. Esse volume 7, Noites (e Dias) da Arábia (São Paulo: panini Comics, 2011), consegue, de forma até melhor que alguns dos anteriores, avançar na trama principal e ao mesmo tempo contar pequenas histórias. Está equilibrando bem, deixando pontas soltas na medida certa para manter o interesse. O problema maior cpontinua sendo a incoerência de alguns personagens (Encantado, principalmente, e agora Cole), que sem razão aparente começam a se comportar de forma inteiramente diferente do esperado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s