Meninos, eu li (5)

Pra começar abril, Regulation of audiovisual media in a convergent environment, de Ana Paula Bialer Ingham (Belo Horizonte: Fórum, 2007). A professora Bialer Ingham escorrega várias vezes no inglês (que chega a parecer português mal traduzido, em alguns trechos). Mas, apoiada numa repetição de argumentos que às vezes parece excessiva, consegue afirmar bem o seu ponto-chave: quanto mais livre um segmento (como é o caso da internet), menor a necessidade de intervenção estatal ou regulação. Foi uma leitura importante para mim.

A feiticeira de Florença, do ídolo Salman Rushdie (São Paulo: Companhia das Letras, 2008), parecia ideal para relaxar a cabeça depois dos estudos de convergência. E o começo do livro é realmente um delírio oriental, com as aventuras rocambolescas do Mogul d’Amore. A partir da segunda parte, a coisa começa a complicar, com a entrada em cena de Maquiavel. Cheguei a me perder um pouco nas subtramas, mas é impossível não se render a mais uma fábula do Rushdie sobre o poder das histórias. Parece que ele vem pra Flip. Seria um ótimo motivo pra tentar ir lá dessa vez.

E já que vou ser vizinho da Igreja Positivista do Brasil, fui ler o volume de Comte da coleção Os Pensadores (São Paulo: Nova Cultural, 2000, portanto dez anos de espera na estante). Primeiro, o problema típico de vários livros da série: são tres textos, dos quais os dois mais importantes (Curso de Filosofia Positiva, 1830-42, e Discurso Preliminar sobre o Conjunto do Positivismo, 1848, traduzido por Miguel Lemos antes de virar nome de rua) são fragmentos. Na íntegra, só o Catecismo Positivista (1852), justamente a obra em que Comte já é, vamos combinar, um porraloca diplomado. Tudo parece se explicar no trecho em que o filósofo define a loucura como excesso de pensamento sem o filtro da realidade objetiva. Foi o que lhe aconteceu, coitado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s