Biblioteca de Babel (42): Teleológica Universal

O argumento central da obra é que a História não é movida por causas eficientes, e sim por causas finais. Tudo o que existe conspira para um objetivo. Assim, por exemplo, não foi porque os otomanos tomaram Constantinopla que os ibéricos se lançaram às grandes navegações: foi o sultão Maomé II que lançou suas tropas sobre a cidade para que mais tarde Colombo e Vasco da Gama se fizessem ao mar.

A abordagem causal, dizem os teleologistas, tem se mostrado falha não apenas para explicar o passado mas principalmente para prever o futuro. Se este fosse consequência de nossos atos, poderia ser facilmente planejado. mas todas as tentativas de usar a História como ciência exata resultaram em vexame ou tragédia.

Assim, a única abordagem histórica viável seria a inversa: descobrir qual o fim a que vem servindo toda a evolução da Humanidade (e, em consequência, os nossos atos de hoje).

Anúncios

Uma resposta para “Biblioteca de Babel (42): Teleológica Universal

  1. Não é nada fácil. A dificuldade é encontrar uma humanidade única que perpassa todos os séculos. Sobre esse tema eu gosto muito do livro “O processo civilizador” do alemão Norbert Elias. Ele tá preocupado com a violência entre os homens e para isso busca estudar a formação do Estado Moderno. Vem lá da Idade Média e se não me engano chega até o século XIX. Lembro que nas discussões que tivemos em sala de aula sobre esse livro existia a crítica que não era possível fazer esse tipo de comparação porque o homem medieval, por exemplo, pensa a violência de uma maneira diferente. Bom, tem muita coisa pra se falar sobre esse livro. É uma referência e é excelente para se pensar a história.
    abraços.

    R. Mas isso em última análise invalida qualquer tentativa de História. Como você vai historiar a sexualidade, por exemplo, que era vista também de forma totalmente diferente?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s