Biografemas (1): Machado de Assis

Duplamente meu colega (jornalista e funcionário público), Machado de Assis era apenas um bom escritor até 27 de dezembro de 1878. Foi quando uma grave doença exigiu que ele tirasse uma licença da Secretaria de Agricultura e interrompesse sua colaboração para a revista “O Cruzeiro”. E provocou a grande mudança da sua vida.

Em Nova Friburgo, onde se recuperava, o escritor mulato e canhoto conheceu o verdadeiro responsável não só pela sua cura mas pelo seu amadurecimento literário. Disse o milagre e digo o santo: Pai Nonato, o mesmo que menos de uma década antes havia inspirado José de Alencar a criar o feiticeiro Benedito de “O tronco do Ipꔹ.

Pois foi Pai Nonato que tirou a ziquezira do corpo de Machado. Na mesma sessão em seu terreiro, fez baixarem os espíritos que soltaram também as amarras de sua prosa. Em 15 de março do ano seguinte, o autor começava a publicar “Memórias póstumas de Brás Cubas” na “Revista da Semana”, inscrevendo seu nome entre os maiores gênios da literatura universal.

Machado trouxe Pai Nonato para morar nos fundos da sua casa. E era o preto velho que, originalmente, os amigos chamavam de Bruxo do Cosme Velho. Décadas mais tarde, quando o bruxo original já estava completamente esquecido, um poema de Drummond recuperou o apelido mas atribuiu-o erradamente ao romancista.


¹ Não foi por acaso que, ao fundar a Academia Brasileira de Letras, Machado escolheu Alencar como patrono para a sua cadeira, a de número 23.

Anúncios

Uma resposta para “Biografemas (1): Machado de Assis

  1. Pingback: Gugleiros (45) « Almanaque

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s