Biblioteca de Babel (16): O Evangelho de Sara

O proscrito Evangelho segundo Sara conta que, na véspera do massacre dos inocentes ordenado por Herodes, o Grande, o anjo Anaziel foi enviado a todas as mulheres do reino com filhos recém-nascidos para alertar do perigo que corriam e permitir que também fugissem. No entanto, todas rejeitaram sua mensagem, recusando-se a acreditar. Com exceção de Sara, cujo marido havia morrido e que estava sobre uma cama, incapaz de fazer qualquer coisa para salvar seu bebê.

Comovido pelas súplicas de Sara, Anaziel fez o impensável. Na calada da noite, trocou o filho dela por Jesus.

Assim, quando Maria e José fugiram para o Egito, levaram consigo o filho de Sara, enquanto Jesus era morto pelos soldados em Nazaré, cumprindo a sua missão de morrer como vítima inocente para a salvação dos homens. Três dias depois, conforme as Escrituras, ressuscitou e subiu aos céus, tendo como única testemunha a mãe adotiva e inválida.

Educado por Maria e José, o filho de Sara cresceu em estatura, sabedoria e graça. Tornou-se um profeta admirado pelas palavras e pelas obras. Morreu crucificado, aos 33 anos, no reinado de Herodes Antipas.

O Evangelho de Sara foi condenado como herege no Concílio de Nicéia, em 325. A seita dos sarianos ainda durou algumas décadas. Cultuavam o filho de Sara tanto quanto o de Maria, e acreditavam que o destino, embora possa ser adiado ou acelerado, é inevitável.

Anúncios

3 Respostas para “Biblioteca de Babel (16): O Evangelho de Sara

  1. Muito interessante. Isso iria de encontro com a crença dos essênios de que haveria dois messias.

    R. Sem contar o Joel Santana.

  2. Leiam o Livro A Escolhida de Omar Ramos lá tem uma história bem diferente da contada a cima e que não nega absolutamente a história sutentada pela igreja católica. Sara é filha de Jesus com Maria Madalena. O que o Concílio de Nicéia, em 325 escondeu foi o divino mulher. A hierarquia pelo o amor não pela exclusão, morte, mentira não pela dor, mas o prazer.

    É um bom livro. Vários fatos hitóricos ocorridos na idade medieval.

    R. Não dava pra ser dor junto com prazer?

  3. Opa, gostaria de te convidar para participar de uma rede de conteúdo, se tiver interesse me adiciona no msn smatosjr@gmail.com ou me manda um email. Abraços Junior

    R. Não, obrigado. Estou mais interessado em montar uma rede sem conteúdo algum, que se sustente apenas pelas relações entre seus nódulos. Que tal?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s